Lei 10.639-2003 e as bonecas negras no ensino de arte em Londrina

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16 Aug 2007

FORMAÇÃO CONTINUADA ARTE NA ESCOLA 2009 Cursos 1) A Percepção Através do Desenho Ministrantes: Marcos e Eduardo Faria Período: (1) 13/04 a 08/06(2) 17/04 a 12/06Horário: segunda e sexta (noite), das 19:15 às 22:30 Carga Horária: 36 horas Vagas: 2 turmas de 15 Sinopse: A proposta da oficina, destinada a professores de arte do ensino é propiciar experiências e reflexões sobre a prática de desenho no ensino de arte, abrangendo em seu programa; a prática com o fazer desenho; reflexões sobre os meios e elementos constituintes do desenho (linha, forma, volume, espaço, textura); análise e discussão de textos, processos de criação e trabalhos de artistas; reflexões entre a prática e a teoria do desenho. Metodologia: Exercícios de observação, criação, percepção de formas através de sons, experimentações de materiais, desenho cego e exercícios que desenvolvem a capacidade criativa. Material a ser trazido pelo participante: Lápis 6b, borracha, 10 folhas de sulfite A3, tinta nanquim e pincel, lápis de cor. Público: professores da Educação Básica 2) Lei 10.639/2003 e as Bonecas africanas no ensino de artes Ministrantes: Márcia Dermindo e Luana RamosPeríodo: 06/05 a 25/06Horário: quarta-feira (noite), das 19:15 às 22:50Carga Horária: 40 horas Vagas: 25 Sinopse: A lei 10.639/2003 trouxe alguns desafios para os professores de artes, como iremos abordar arte africana nas escolas? As bonecas africanas são uma forma de expressão, e de resgate cultural dentro da comunidade afro-brasileira, a exemplo disso, elas ainda são confeccionadas em várias regiões de Salvador e em pontos isolados do norte de nosso país. Com a implantação desta lei de 2003, elas não são vistas somente na forma de artesanato, mas um vínculo com a origem da arte afro-brasileira e resgate das raízes de nossa cultura. Metodologia : Aulas dialogadas e práticas , produção de bonecas e a discussão da representação do negro nas culturas de massas.Programa: 1. As bonecas negras usadas para expor e informar sobre os trajes étnicos africanos e afro-brasileiros;2. As bonecas de pano que resgatam a infância das meninas negras3. As Abayomi, que são um artesanato e uma forma de arte que congrega mulheres negras. Material a ser trazido pelo participante: Tecidos, tesoura, cola, miçangas, lantejoulas, agulhas, linhas, lãs, etc. Público-alvo: professores de arte
3) A Leitura de Imagens e o Ensino de Arte.
Ministrantes: Laylla Zanin Baumgarten e Camilla de Carvalho Vieira
Período: 07/04 a 24/08Horário: terça-feira (noite), das 19:15 às 22:50Carga Horária: 68 horas Vagas: 20 Sinopse: O curso tem como principais objetivos trabalhar teorias e abordagens e desenvolver propostas que visem a construção de um repertório significativo referente à leitura de imagem. Através de atividades teóricas e práticas, que visam não apenas o acúmulo de conhecimentos, mas a troca de experiências entre professores que trabalham com a leitura de imagem em sala de aula, pretende-se investigar as possibilidades da leitura de imagem no âmbito da arte contemporânea e as fontes de pesquisa que podem ser utilizadas pelos professores de arte no planejamento de suas aulas. Público-alvo: professores de arte Ciclo de debates DVDteca Arte na escola: debates sobre a arte contemporânea brasileira Coordenador: Jardel Dias Período: 07/04 a 23/06Horário: terça-feira (tarde), às 14:00Carga Horária: 33 horas Vagas: 20 Informações e inscrições: Depto. de Arte Visual da UEL(43) 3371-4498 redeartenaescola@uel.br Todos os cursos têm taxa de inscrição de R$ 20,00

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